Como vender a sua arte.

Bom dia amigo(a)

Essa é sem dúvida a pergunta que todos os amantes das artes, todos os artistas ou aqueles que um dia sonham em ser, fazem! Como poderei ganhar dinheiro com a minha arte, com o meu talento?
Caro amigo(a), realmente é uma pergunta importante já que para ingressar no mundo da arte e viver basicamente dos ganhos efectuados por ela, exige dedicação, paixão, talento e tempo, e com relação ao tempo, quem tem contas a pagar no fim do mês e uma serie de compromissos a cumprir geralmente não dispõe de tanto tempo assim, portanto vem a velha pergunta, como posso ganhar dinheiro com a minha arte?

Nos tempos que correm, compreendo que essa é infelizmente uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa, evidentemente a saúde e a riqueza espiritual é muito importante sem duvidas, mais sem o famigerado dinheiro, não há como possuir toda a saúde e tranquilidade espiritual mesmo sendo um monge tibetano vivendo no Tibete dentro de uma caverna já que a riqueza espiritual avaliando de forma clássica, resume-se ao desapego da matéria, uma vida simples e sem desejos materiais, portanto a luta para triunfar em um mundo capitalista foge por completo a essa filosofia e se não lutarmos, e não tivermos um objectivo claro que na pratica é o sucesso profissional e financeiro não temos como levar uma vida tranquila e sem stress nesse mundo em que vivemos.
No mundo em que pertencemos da tecnologia, transportes rápidos e sofisticados, atendimento hospitalar de última geração, publicidade, incentivo ao consumo que entra constantemente nos nossos lares pela televisão, radio e Internet, e sem contar as necessidades que surgem ao formar uma família, filhos, pagar escolas, alimentação, formação, roupas, não é nada fácil sem o tal “dinheiro” portanto aqueles que dizem que o dinheiro não trás felicidade é porque os possui, e aqueles que não tem e dizem que não trazem felicidade é porque já perderam a esperança de um dia vir a ter uma vida segura e tranquila sem andar com uma calculadora se esforçando para passar o mês e torcendo que não apareça uma eventualidade.
Bem, todo esse discurso e você deve está se perguntando; sim, e como posso ganhar dinheiro com a minha arte? Ok, vamos lá com calma!
Primeiro, não basta apenas dizer, sou artista e quero ganhar dinheiro com a minha arte. Em primeiro lugar precisamos saber se o seu talento resume-se em fazer coisas em que as pessoas olham, gostam e demonstram interesse em comprar. Se já ocorreu esse tipo de situação, parabéns, a primeira fase está vencida! Mais atenção! Para que ela tenha realmente valor, essas pessoas que demonstrarão interesse em comprar as suas criações, não podem pertencer a um grupo de amigos ou familiares, caso contrário isso pode acarretar em um comportamento solidário daqueles que gostam de você e não querem te magoar dizendo, “esquece e parte para outra, ok?” Portanto se não fizer parte dessa situação, parabéns podemos continuar!
Segunda parte. É muito importante detectar a área que você gosta e senti possibilidade de evolução e principalmente a área em que as pessoas demonstrarão interesse em comprar uma criação sua, esse deverá ser o trajecto que você deverá seguir. Tudo bem, pode parecer muito materialismo da minha parte se a área em que você mais gosta não for exactamente aquela em que as pessoas demonstrarão interesse e sim uma completamente a parte. Se for o caso, isso só demonstra que o seu esforço será dobrado no que consiste em alcançar bons resultados mais se é o que queres, avance!
Comece a pesquisar e estudar tudo referente a essa área e anotar todas as informações que considerar importante para te ajudar a reflectir futuramente. Hoje em dia com a Internet é possível obter toda informação necessária e desenvolver bem a área artística que você deseja crescer.
Comece a trabalhar, estudar técnicas e métodos, retirar duvidas com quem percebe da área e nunca desistir de obter um determinado resultado, porque vai ser na luta para obter esse resultado é que você desenvolverá outras qualidade que é a perseverança e determinação o que o levará a ser recompensado futuramente, sem sombra de dúvidas.
Agora vamos avançar! Vamos supor que você já alcançou um certo domínio na área em que escolheu, está produzindo um bom material, e agora como fazer para comercializa-lo e começar a lucrar financeiramente com ele.
Como disse antes, estamos na era da informática, Internet, hoje em dia grande parte do mercado comercial está se resumindo na net, ou seja, no mundo virtual em que todos vendem de tudo e compram de tudo. Portanto, se você está dizendo: eu não percebo nada de Internet! Então vai ter que perceber se quiser ver o seu trabalho crescer rápido e de forma lucrativa.
Se você não percebe nada pode tomar um simples curso para ter a noção de como navegar, criar um simples blog que hoje já é possível sem ser necessário perceber quase nada a não ser preencher um formulário e depois desse breve curso, você começará sozinho(a) a desenvolver a sua criatividade e fazer uso dessa grande ferramenta que é a Internet para comercializar e divulgar o seu trabalho.

Muito bem, suponhamos que você já sabe mexer em um computador, portanto a primeira medida é criar um blog e hoje em dia há um site que é o blogger: www.blogspot.com em que você pode criar uma página e possuir o seu próprio blog. Nesse blog você irá colocar as fotos dos seus trabalhos como também fotografias das formas em que esse trabalho foi executado e apresentar no blog passo a passo, assim como faço com os meus trabalhos, ensino gratuitamente dezenas de técnicas de desenhos e pinturas. É ai que você se interroga: mais se faz isso de graça, como pode ganhar com os seus trabalhos? Digo-lhe como! As aulas são realmente todas gratuitas e ensino passo a passo e procuro passar para os meus alunos todos os meus conhecimentos, o meu retorno vem de diversos lados. Ou seja, depois de você criar o seu blog, apresentar os seus trabalhos e coloca-los a venda e procurar ensinar gratuitamente as pessoas a sua arte, isso resultará em que o seu blog acabará por receber muitas visitas e seguidores porque todos vão querer saber como você trabalha, como você desenvolve os seu trabalhos, assim como faço com as minhas aulas nos meus diversos sites e blogs.
Ok, você deve está pensando, tudo bem, tenho muitas visitas, mais esses visitantes compraram os meus trabalhos? Bem, provavelmente não toodos, mais você pode aproveitar todas essas visitas que recebe no seu blog simplesmente colocando publicidades da Adsense nele. O que é Adsense? É um serviço do Google que coloca no seu blog publicidades de assuntos referentes a área do site ou blog, ou seja, se o seu blog é sobre pinturas em tecidos, todas as publicidades que o google irá disponibilizar será referente a arte, pinturas, desenhos…etc. ou seja, todos os assuntos que fazem parte dessa área, e assim aos visitantes acessarem ao seu blog, eles além de verem os seu trabalhos, também verão as publicidades da Adsense e ao clicar em uma dessas publicidades você ganha, compreendeu? Você deve está imaginando, ok, então se eu mesmo começar a clicar nessas publicidades eu ganho na mesma? não! você não ganha, o que você vai ganhar é uma expulsão do programa e nunca mais conseguirá trabalhar com o Google, isso porque eles controlam o IP do seu computador e a pessoa que trabalha com as publicidades não podem de forma nenhuma clicar nas suas próprias publicidades.
Essas publicidades que o google colocará no seu blog e nos demais, são solicitadas por empresas que querem anunciar os seu produtos e essas mesmas empresas pagam ao Google para anunciar nos sites e blogs e o pagamento que o Google recebe, dispensa uma parte aos anunciantes, ou seja você, é simples não? por isso os cliques devem ser efectuados por visitantes de forma natural demonstrando interesse no assunto em que a publicidade se refere, caso contrários as empresas estariam jogando dinheiro no lixo, compreende?
Portanto, apresentei a você uma forma de começar desenvolver o seu talento, aplica-lo, criar um blog, criar trabalhos interessantes, fotografar o processo pelo qual são feitos, procurar ensinar a outras pessoas como faze-los através do blog, isso fará com que você obtenha muitas visitas e por fim colocar publicidades e começar a rentabiliza-lo. Portanto, somando a venda dos seus produtos com as publicidades, você também poderá criar alguns Dvds ensinado de forma mais pormenorizada as suas técnicas e métodos e como ver já tem uma micro empresa funcionando, a partir dai o seu progresso será continuo e crescente.
Como ver há possibilidade de pôr o seu talento e as suas capacidades artísticas a prova seguindo esses meus conselhos e aos poucos pode e começando esse protejo com calma, tirando algumas horas por dia e a depender do seu esforço os resultados serão rápidos. Espero que eu tenha ajudado com as minhas sugestões e que brevemente você venha a ser mais um colega de trabalho, ok? Força e não desista! Um abraço.

Anildo Motta

2 ideias sobre “Como vender a sua arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *